Re: CUIDADO: a Microsoft está nos manipulando!!

Li a reportagem do Techtudo.com.br e outras correlatas, e não vi motivo para tanto alarde. Instalei semana passada o Windows 8 Developer Preview e o Ubuntu 11.10 beta em meu notebook (Samsung R430) e não tive problema algum com o dual boot. Só hoje é que fui ler sobre a polemica que todos estão falando na lista e percebi o que estava acontecendo. Como fiz a experiencia do zero com um HD sobressalente, não teria problema algum se houvesse algum erro. Mas, tudo correu normalmente.

Por enquanto na prática não vi nada de novo no front.

Pelo que entendi na matéria citada e em outras fontes que pesquisei, o secure boot funcionará com empresas OEM que distribuem seus computadores com Windows (7 ou 8) embarcardo. O que acredito que irá acontecer (isto porque confio muito no pessoal que desenvolve o Linux) é o seguinte:

1 - Será desenvolvido um certificado do secure boot para o Linux (grub, etc.).
2 - O secure boot, em breve reconhecerá partições Linux e acrescentará o Linux como sistema operacional em sua lista (dual boot).
3 - Pior cenário - Hackers criarão desbloqueio / modificação do secure boot para quem usa Linux.
4 - A Microsoft não vai secar a fonte do Linux, senão, com quem ela compararia seus produtos? Vocês não acham que eles não gostam da competição tecnológica que está ocorrendo? Onde mais eles teriam oportunidade de aprender a desenvolver novos produtos? Por um acaso, vocês não perceberam a semelhança dos últimos produtos MS com o Linux (Windows 7, Windows 2008 Server, Windows 8 == Ubuntu 11.10 / 11.04)? Leiam a descrição de um Windows Server 2008, comparem com aquilo que já existia e existe no Linux a algum anos antes do 2008 Server.

O marketing da Microsoft é muito agressivo e assusta somente os desavisados, é algo semelhante a panfletos com propaganda distribuída entre os inimigos para minar-lhes a coragem e a vontade de continuar lutando pela sua pátria.

Isto tudo que foi dito é algo para ser analisado, mas, nada que se tenha que temer, com se fosse uma solução final sem retorno ou modificação. Tem sido assim durante toda a história do Linux e ainda não acabou e nem tão pouco ira mudar nos próximos anos.

Até mais.