Re: HD com BAD BLOCKS???

2011/9/1 Moksha Tux <govatux@gmail.com>:
> Boa tarde amigos de lista!
>
> Estou super entrigado com uma coisa... Há alguns meses comprei dois HDs de
> 1.5 TB para meu computador, passados alguns meses eu resolvi instalá-los e
> finalmente fazer uso deles, pois bem, tenho a mania de de tempos em tempos
> verificar o utilitário de disco que já vem no sistema e com isso verificar o
> status do SMART dos discos plugados em minha máquina, infelizmente o
> utilitário acusou que os meus dois discos novos de 1.5 TB continham setores
> defeituosos.
>  Voltei a fazer os testes com os mesmos comandos citados acima
> [...]

Ola,
como esta verificando o status do S.M.A.R.T. ? (qual o nome no
utilitário, e qual a informação pertinente?)
Ou, e a bios do computador que esta emitindo o alerta ?

Uma das características do S.M.A.R.T. e se auto corrigir, muitas vezes
fazendo ruido similar a o de quando esta sendo acessado, isso ocorre
mesmo sem ter o cabo de dados conectado (basta ligar a alimentação). E
essa e uma situação normal.

Qual a marca e o modelo dos HDs?

Usando o smartmontools:
Obtem informações sobre o HD
smartctl -i /dev/sda
Para verificar o status
smartctl -a /dev/sda
Fique ciente de que a interpretação de alguns dos parâmetros depende
do fabricante.
O importante e o relatório de erros, apresentado após os parâmetros. A
severidade depende do tipo de erro.
Faz o auto teste rápido
smartctl -t short /dev/sda
Faz o auto teste demorando