Re: Debian-6 32bits reconhecer 8gb de Ram

Ok Henrique, estou lendo os manuais[1]. Numa busca rápida não
encontrei nada referente ao desempenho do PAE. Porém encontrei um
teste[2] do Phoronix utilizando o ubuntu em modo 32bit, 32bit+PAE e
64bit.

Claro que o 64bit ganhou dos demais, mas a diferença entre o 32bit e o
32bit+PAE é irrisória sendo por vezes o PAE ligeiramente mais rápido.
Claro que a diferença apresentada é tão ínfima que não significa
realmente que o 32bit ou o 32bit+PAE realmente ganhou algo.

Na conclusão deste teste eles citaram que pela quantidade de ram
disponível no sistema de teste ser de apenas 4GB talvez não se tenha
notado tanta diferença e que talvez essa diferença fosse mais notória
com mais memória.

Encontrei também uma citação[3] de uma documentação da RED-HAT
bastante semelhante à sua afirmação de queda de desempenho entre 1% a
10%.

Gostaria apenas de esclarecer que estou apenas aproveitando este
tópico criado pelo colega de lista Ueder José Ramos para tirar as
dúvidas que tenho há tempos sobre essa questão.

Att.
André Ribas

[1] - http://www.intel.com/products/processor/manuals/
[2] - http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_32_pae