Bloqueio do sistema

Instalei Debian no meu computador dia 5 deste mês. A instalação foi concluída com sucesso. Porém, várias vezes o sistema bloqueia: a interface gráfica (KDE) some e apenas se vê o rato e um cursor se texto igual ao que aparece quando o Debian inicia, num fundo preto. O curso e o rato não se movem, nem é possível escrever, ou seja, tudo bloqueado. Antes do KDE sumir, aparece uns avisos mas o tempo não dá para ler, só sei que li "kerner" lá. As luzes do teclado, excetuando a luz do NUMLOCK, piscam e sou forçado a reiniciar a máquina na marra. Este problema acontece de vez em quando e penso que não é causado por alguma coisa que eu faça em particular, visto que já aconteceu antes mesmo do KDE carrergar e, noutra ocasião, quando estava a montar uma partição. Noutras vezes estava a navegar ou a ler qualquer coisa. Também vejo que, durante o encerramento normal, o sistema falha sempre em desconetar o Logical Volume Manager (LVM).
Nunca usei Debian antes e não sei a que se devem estes problemas.
O que é que se passa com o sistema e como é que posso resolver este assunto?