Re: Ferramentas para RAID via SW

On Fri, 11 Feb 2011, Rafael Henrique da Silva Correia wrote:
> Boa tarde a todos, estou estudando para a LPIC201, e um dos tópicos cobrados
> é RAID. Estou lendo o livro "Certificação LPI-2" da Linux New Media e
> fuçando algumas coisas por fora. Na parte de RAID o autor cita sobre o
> raidtools e o mdadm.

raidtools é da era da pedra polida.  Está lá na LPIC para saber se você sabe
o que fazer se cair um RedHat 3 no seu colo, ou coisa parecida.

Foi vista no Debian pela última vez em 2004, quando partiu, em silêncio e
incógnita, para o bitbucket, onde todos os bits vão depois da morte.

> O mdadm eu já conhecia o raidtools fiquei conhecendo agora. Alguém sabe se
> no Debian (qualquer um) existe alguma ferramenta de RAID (via software) além
> do comum mdadm?

Não, o userspace em voga para interfacear com o md é o mdadm mesmo.  Quando
uma ferramenta de infraestrutura faz alguma coisa muito bem, dificilmente
alguém perde tempo construindo outra.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond