Pendrive - led piscando constatemente

Um salve a todos,

Alguém poderia me dizer porque quando espeto um pendrive no Debian 5.0 ou 6.0, (tanto faz a versão do debian),, isso em modo texto, não testei com ambiente gráfico, o led do pendrive fica piscando sem parar? Não adianta desmonta-lo ou monta-lo, fica piscando sem parar.
Fiz um teste aqui com o Ubuntu, com ambiente gráfico e isso não acontece.. alguém sabe me dizer como resolver isso no Debian?
Meus servidores são Debian e faço backup em pendrive's, tenho receio de que por led estar piscando o tempo todo, haja alguém tipo de leitura constante e isso possa diminuir a vida útil do pendrive.

Obrigado,
Fábiocs

  ~
 °v°   Seja Livre...