Iniciar programa em modo via ssh em modo gráfico.

Saudações.
A algum tempo tive que instalar o CentSO e utilizar por algum tempo na empresa que trabalho. Nesse período eu utilizava o thunderbird executado a partir de um servidor de terminais remotos. Para isso eu criei um "lançador" na área de trabalho com o comando "ssh -X -C cleber@192.168.0.1 thunderbird", quando eu o executava aparecia uma janela solicitando a senha de acesso ssh do meu usuário, eu a digitava e o thunderbird abria normalmente.
Agora instalei o Debian, fiz todas as configurações e até copie arquivos de configuração para ser mais rápido, mas o lançador não funciona pois ele fica esperando que eu digite a senha e, claro, não aparece o prompt pra eu digitar.
Já revirei o google, mas esse situação é difícil até de elaborar o texto de pesquisa.
Alguém tem idéia de como faço isso???
No CentOS não foi necessário alterar nada.

Obrigado.