[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Servidor LTSP





-------- Mensagem original --------
Assunto: Re: Servidor LTSP
Data: Tue, 06 Dec 2011 14:04:01 -0300
De: Iuri Guilherme dos Santos Martins <iuri.guilherme.dev@gmail.com>
Para: Cleber Ianes <cleberianes@yahoo.com.br>


Em 14-10-2011 08:54, Cleber Ianes escreveu:
É!!! Concordo com você Iuri, pensando nisso acho que vou escrever algo um pouquinho mais que um tutorial, vou escrever um livro a respeito.
Vou avaliar um pouco mais e assim que terminar a instalação que estou fazendo vou iniciar esse processo.
Ahh, não se preocupe, não vou escrever um livro só por escrever, vou estudar muito bem o sistema antes e assim que eu acreditar que estou pronto o farei.


De: Iuri Guilherme dos Santos Martins <iuri.guilherme.dev@gmail.com>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011 8:26
Assunto: Re: Servidor LTSP

Tem um problema no Brasil que o pessoal que usa LTSP se preocupa em fazer versoes debian "prontas pra instalar", e as vezes telecentros inteiros "plug and play" para apenas instalar e sair rodando.

Eu gosto muito de ler manuais, mas tem outro problema que toda vez que eu comeco a traduzir alguns manuais eu percebo que principalmente a comunidade ubuntu se preocupa em fazer tutoriais "failsafe" ou "idiot-proof", e o ltsp e um exemplo de software desenvolvido com essa filosofia.

O problema esta quando um usuario decide ler a documentacao e os manuais, e nao encontra fontes na sua linguagem local, porque so o que e traduzido sao receitas de bolo em milhares de blogs.


Eu mesmo me incluo nessa lista :D

Fui passar a minha função pra outra pessoa que não tinha experiência administrando um servidor linux, nem ltsp, e me obriguei a fazer um sistema em bash para facilitar a vida dele (por exemplo, incluí em /usr/local/bin e /usr/local/sbin scripts executáveis como 'desligar', 'manutencao', 'adicionar' (usuários), etc.)

Isso tudo porque fazer esse sistema foi mais rápido do que ensinar os básicos de sh, bash, ltsp, etc.

Inclusive eu posso disponibilizar esse sistema pra ti usar como exemplo no teu livro, pode ser que seja útil pra alguém.


Reply to: