Re: Tunel de tunel SSH

Opa, valeu Rafael, pela possibilidade.

A tua sugestão é colocar isso no iptables do servidor? ou do cliente?
A outra duvida que fiquei pensando, é: Qual é o IP externo que colocas na regra?

No caso, o que estou tentando fazer é acessar (externamente) uma licença que está disponível para um pc do laboratório, através de um servidor interno.

|                 |         1       #    PC interno    #      2       #    Servidor      #
|   Pc fora    |     -------->  #                        #  ---------> #    Licença      #
|                 |                 #    Universidade  #              #  Universidade #

a conexão 2, não é feita por ssh, entretanto, preciso pegar o caminho da licença que o "PC interno" estabelece com o "servidor", por isso pensei em fazer esse acesso por ssh, colocando isso através de um export no .bashrc (para que o programa entenda que a licença não é local e sim através de um túnel). Espero estar sendo claro com esse problema.

Essa regra de iptables, mesmo que no "PC de fora" não vai limitar o meu acesso à web, por vincular à conexão ao redirecionamento NAT, para uma única máquina interna?

Desculpe-me pela falta de conhecimento em redirecionamentos.

abraço,
Arnaldinho.

----
Arnaldo D'Amaral Pereira Granja Russo
Lab. de Estudos dos Oceanos e Clima
Instituto de Oceanografia
Universidade Federal do Rio Grande
e-mail arnaldorusso [at] gmail [dot] com
tel   (53) 3233-6855