Re: Redundancia WAN

Olá,

Pessoal, eu posso não ter entendido direito o problema, mas se entendi, segue a minha sugestão.

1 - Configure o servidor de DNS nesse sevidor, faça com que ambas as entradas sejam capazes de acessa-lo
2 - Configure os 2 ips (um de cada link) no registro.br como servidores de nome
3 - Defina o link padrão no DNS
4 - Crie um script que detecte quando o link principal cair, quando isso acontecer, altere o DNS apontando o novo ip como destino e as eventuais configurações dos servidores de e-mail e http (faça arquivos de configuração para as duas situações, quando tiver q alterar o script apenas baixa os serviços, copia o arquivo de configuração correto e upa os serviços novamente)
5 - O script deverá monitorar constantemente o link principal e reverter as configurações assim que upar

Eu tive um problema certa vez com um link da Telefônica, tive que ligar lá para conseguir funcionar o meu DNS reverso, faz muito tempo e não me lembro muito bem, mas consulte as 2 operadoras sobre limitações e imposições de serviços.

Desculpe se eu falei alguma besteira, mas se eu precisasse de redundancia de link para um http/email server, eu tentaria assim.

David F A B Fante