Re: Redundancia WAN

On Fri, 21 Oct 2011, José Carlos Messias wrote:
> Gostaria de uma explicação e equipamentos necessários para implementar
> a redundancia de WAN em nosso CPD.

Tem o jeito barato (DNS e gambiarras), o jeito caro (AS e BGP4), e o jeito
certo (só o que for necessário para atender sua real necessidade)...

> Temos um link principal da embratel que nos fornece uma faixa de ip
> real para nossos servidores, estamos contratando mais um link da
> Telemar/oi para fazer a redundancia, como deve ser feito para que no

Da Oi?  Sugiro se informar direito com os operadores de NOC brasileiros, e
outros clientes Oi da região antes de assinar esse contrato.

> caso do link da embratel cair nossos clientes continuarem a acessar o
> nosso site pelo endereço http://www.cpt.com.br/ pelo link da
> telemar/oi?

Suponho que você já saiba como funciona a parte de DNS nos browsers?

Leia isso aqui:
http://www.zytrax.com/books/dns/info/failover.html

Agora que você já sabe os tempos de fail-over envolvidos do ponto de vista
do cliente, defina se são aceitáveis ou não.

Se o tempo de fail-over via DNS for aceitável, coloque um roteador ou
gateway capaz de lidar com dois enlaces na saída, divida a carga de alguma
forma, coloque scripts para fazer o fail-over baseado em ping (lembre-se que
já vai demorar diversos minutos para o fail-over, então não perturbe os
outros com 1 ping/s, algo como uma rajada de 3 pings a cada minuto é mais
razoável).

Se o tempo de fail-over baseado em DNS não for aceitável, ou se quiser
uma qualidade melhor nesse fail-over, eu hosperaria um proxy reverso (de
aplicação estilo nginx, ou de rede estilo LVS/heartbeat) em um
datacenter, e faria o proxy trocar o IP do backend (que fica no seu CPD)
baseado em ping.  Aí dá para trabalhar com fail-over abaixo de 1 minuto,
e até fazer balanceamento de carga.  Simples, e costuma ter um custo
aceitável.  Só tome o cuidado de hospedar isso em algum datacenter que
preste e que tenha muito boa interligação com o resto do Brasil e com os
seus dois provedores de trânsito Internet: informe-se antes.  Aliás, é
capaz de alguns ISPs e datacenters terem este serviço de failover em
específico, o que baratearia ainda mais.

Você pode também contratar um ISP local/regional que tenha saída por
várias operadoras e que esteja disposto a colocar acesso com redundância
completa (de caminho e de equipamentos) até você.  Vai sair mais barato
que dois enlaces IP de operadora, dá muito menos dor de cabeça para
administrar, e dependendo da qualidade do ISP local, vai ser bem
confiável.

Outra alternativa é transformar a empresa em um Sistema Autônomo (AS),
solução "canhão" que não é nem remotamente indicada para quem só precisa
ter uns poucos serviços em alta disponiblidade.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond