[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Redundancia WAN



Em 21-10-2011 09:35, Fábio Rabelo escreveu:
Amigo, sem querer ser chato, mas isto é matéria para um livro, ou uma consultoria, e não algo simples que possa ser tratado em uma lista !

Para começar, o Sr. terá o desafio de alterar as rotas qdo um dos links estiver fora .

E para acabar, o DNS terá de ser alterado ao mesmo tempo, nada trivial nisto !!!

Dependendo dos serviços que o Sr. executa ( somente http, ou outros serviços, como mail ou autenticação/acesso remoto ? ) o assunto pode ser MUITO complexo !

Se o Sr. realmente quer tratar disto na lista, então pelo menos "quebre" o assunto em partes menores, e faça perguntas mais específicas sobre cada uma das partes ...


Fábio Rabelo



Em 21 de outubro de 2011 10:10, José Carlos Messias <zehkarlos@gmail.com> escreveu:
Caros,

Gostaria de uma explicação e equipamentos necessários para implementar
a redundancia de WAN em nosso CPD.

Temos um link principal da embratel que nos fornece uma faixa de ip
real para nossos servidores, estamos contratando mais um link da
Telemar/oi para fazer a redundancia, como deve ser feito para que no
caso do link da embratel cair nossos clientes continuarem a acessar o
nosso site pelo endereço http://www.cpt.com.br/ pelo link da
telemar/oi?

Atte,
José Carlos


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org
Archive: CADt9ZdjHJncEYku3L-spaoo6-rYc9QC6Q9kBNK63RW2vNOGOoA@mail.gmail.com">http://lists.debian.org/CADt9ZdjHJncEYku3L-spaoo6-rYc9QC6Q9kBNK63RW2vNOGOoA@mail.gmail.com



No caso do DNS existe a possibilidade de utilizar os DNSs da google (8.8.8.8 e 8.8.4.4), já no caso da conexão é meio complicado mesmo, se eu fosse fazer isso com os recursos que eu tenho nos meus servidores eu provavelmente ia fazer algum script enviar um comando ping para o DNS (8.8.8.8) a cada N minutos, caso não obtivesse resposta este script rodaria outro script que alterasse o arquivo de configuração da rede DHCP para usar a conexão da OI, e reiniciasse o serviço DHCP. Mas provavelmente os clientes iam ficar sem conexão por mais de um minuto enquanto o servidor faz isso.

Se o servidor tiver pelo menos três placas de rede físicas, deve ficar mais fácil, se eu fosse fazer isso usaria o iptables, por exemplo, se tu tem três interfaces de rede (eth0 ligado ao modem da Embratel, eth1 ligado ao modem da Oi, eth2 ligado à rede interna), e usa o iptables para permitir que os clientes conectados à eth2 acessem cpt.com.br via eth0, caso eth0 perdesse a conexão é só alterar a regra do iptables e trocar eth0 por eth1, dessa forma o firewall ia liberar a conexão da oi para os clientes. Provavelmente os clientes não vão nem perceber a mudança.

Ou seja, de qualquer forma, dificilmente tu vai precisar de equipamento adicional (a não ser uma placa de rede adicional para cada servidor, ou um hub que receba as duas conexões da Embratel e da Oi e distribua para todos servidores as duas conexões pelo mesmo cabo - nesse caso provavelmente se fosse nos meus servidores eu ia usar o primeiro exemplo que eu dei, mas estou certo de que há outras soluções mais eficientes).

Reply to: