Re: [OT] Shell Script Apache Log

Amigos, ta dificil aqui uahauhauha será que podem me ajudar?

Por algum motivo o script abaixo le todas as linhas mas não refaz as checagens, vejam:

#!/bin/bash

# Set some variables here

logfile="/var/log/httpd/server_error_log"

pattern="[error]"

email="harlei@server.com"

erros_notificados="/root/script/erros_notificados.log"

# read each new line as it gets written to the log file

tail -fn0 $logfile | while read line ; do

  # check each line against our pattern

  echo "$line" | grep -i "$pattern"

  # if a line matches...

  if [ $? = 0 ]; then

    linha_tratada=`echo "$line" | awk '{print $9, $10, $11, $12, $13, $14, $15, $16, $17, $18, $19, $20, $21, $22, $23, $24, $25, $26, $27, $28, $29, $30, $31, $32, $33, $34, $35, $36, $37, $38, $39, $40}'`

    # procura linha_tratada no arquivo de erros existente

    # se nao existir, cadastra no arquivo e envia um email com conteudo de line

    if [ $(grep -c "$linha_tratada" $erros_notificados) -eq 0 ]; then

       echo $linha_tratada >> $erros_notificados

       # send an email!

       echo "Found an error: $line" | mail $email -s ERROR

    fi

  fi

done

O problema é:

    if [ $(grep -c "$linha_tratada" $erros_notificados) -eq 0 ]; then

A primeira linha ele pega e checa, se é zero, ele cadastra a linha no arquivo certinho, só que quando chega a segunda, terceira, etc… ele não checa mais e da sempre o valor como 0 e ai cadastra linhas iguais no arquivo, mesmo já tendo cadastrado anteriormente, ai envia emails sobre problemas que já foram notificados toda hora.

Alguém sabe me ajudar a descobrir o pq q ele não checa todas as vezes?

agradeço desde já

att

Harlei