Re: Aplicações em multicore. [RESOLVIDO]

Muito obrigado Fabricio.
É exatemente isso que preciso, agora já tenho o "caminho" a seguir.

De: Fabricio Cannini <fcannini@gmail.com>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Quinta-feira, 1 de Setembro de 2011 0:59
Assunto: Re: Aplicações em multicore.

Em quarta-feira 31 agosto 2011, às 23:06:24, Cleber Ianes escreveu:
> Saudações.
> Preciso melhorar um desempenho de uma aplicação e a algum tempo vi algo
> sobre definir que um determinado programa seja executado por um
> determinado core. Alguém sabe me dizer algo a respeito????

O nome da bagaça é "schedutils" , e o que tu queres fazer chama-se "cpu
affinity" Cleber.

http://www.cyberciti.biz/tips/setting-processor-affinity-certain-task-or-
process.html

Basicamente, tu vais meter a mão no agendador de processos do kernel e dizer
"não mexe nisso aqui" , e ter um ganho de performance por detonar ( em grande
parte ) os malabarismos que o agendador normalmente faz com esse processo
entre os cores disponíveis.
( Pra ver melhor como é, instala o 'htop', habilita a opção "PROCESSOR" em
"setup -> columns -> available columns" , daí seleciona um processo no estado
'R' e dá um shift+f pro cursor seguir o processo )

Maaaaas, dos programas que eu uso/usei, o ganho não é lá grandes coisas, e se
a utilização da cpu for intermitente, pode não valer a pena o esforço. Tipo,
24h a 100% pra mais já começa a valer a pena, maaaas YMMV.

[ ]'s