Configuração de modem usb.

Saudações.
Tenho um modem Huawei (Não dá pra ver o modelo agora pq ele está ligado no note com rWindows compartilhando internet para o Desk, mas o modelo não será relevante agora) com plano de internet da claro.
Quero colocar esse modem para funcionar no meu Desk com Debian64.
Mas além de colocá-lo para funcionar quero entender o funcionamento para que eu possa colocar qualquer outro modelo de modem usb, então não quero receita de bolo para esse modelo.
O problema é que não sei bem por onde começar.
Vi alguns artigos que dizem que o modem deve ser reconhecido automaticamente como /dev/ttyS0, mas isso não ocorre com o meu, já verifique a existência do módulo usbserial e está carregado.
Preciso de material que detalhe melhor o funcionamento de usb como serial.
Alguém tem ou sabe onde consigo material técnico sobre o assunto? Em português, preferencialmente.

Obrigado.

--
Cleber Ianes
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338