Initramfs, evitar erro

Boa tarde amigos,

Tenho algumas workstation's, em modo texto com  debian e de vez em
quando, temos alguns piques de energia e algumas delas, após o boot
apresenta o seguinte erro:

mount: mounting /dev/disk/by-uuid/703def03-3b0f-48c5-86fe-13b0d7d54499
on /root failed: Invalid argument
mount: mounting /dev on /root/dev failed: No such file or directory
mount: mounting /sys on /root/sys failed: No such file or directory
mount: mounting /proc on /root/proc failed: No such file or directory
Target filesystem doesn`t have /sbin/init.
No init found. Try passing init=bootarg.

Enter `help` for a list of built-in commands.

(initramfs)

Aí, no boot, param  no (initramfs)
Ai eu sempre resolvo com o fsck.
Eu sei que o correto é colocar nobreak em todas as máquinas....
Mas a minha dúvida é a seguinte...existe alguma forma de
particionamento que pode evitar este tipo de erro?
Se eu particionar a /boot separada, vai ajudar?
Hoje uso o particionamento assistido do instalador:
/boot
/swap
/home
O Aplicativo que uso nestas máquina só escreve na partição /home, mas
pelo que sei o sistema nativamente escreve na /temp e na /var
Existe algum modo do ext4 que obrigue o sistema a escrever no disco
primeiro e depois mostrar na tela? (performace não é problema no meu
caso).
Quem puder opiniar eu agradeço.

Obrigado
Fábio de Sousa