instalação via wireless sem xserver

Caros,

Pretendo instalar o Weezy num laptop novo (HP Elitebook 8560w). A possibilidade que me é mais atraente é fazer a instalação do sistema básico com netinst CD e depois o resto via internet, como já fiz antes. Mas agora só possuo uma conexão wireless, ao invés de uma via cabo (coisas de política de TI...), o que significa que preciso fazer essa conexão wireless funcionar sem o ambiente gráfico (já que o sistema básico é mesmo... básico e não inclui o xserver).

Quando tenho o Gnome ou KDE instalado, sei o que fazer, mas somente com o shell e o sistema básico, não sei como configurar uma conexão wireless. (Aliás, há tempos deixei de usar meu velho Fluxbox justamente porque não conseguia configurar o wireless com ele). Tudo (absolutamente tudo) que encontrei sobre configuração de uma conexão wireless na internet faz referência ao wicd ou networmanager etc., tudo no ambiente gráfico. Acho estranho isso. Parece até um Windows! Deve haver alguma maneira de configurar direitinho a conexão wireless, qualquer que sejam os protocolos usados, apenas editando os arquivos /etc/qualquer-coisa e tendo os aplicativos corretos instalados.

Bem, alguém pode me ajudar com isso?

Saudações.
G.Paulo.