[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Compilar programas e gerar pacotes .deb



Muito boa essa documentação, eu já compilei o K3b pelo fonte usando essa documentação, e você pode fazer qualquer coisa com isso, inclusive mudar o diretório de instalação, criar um README, changelog, como se você fosse o criador do pacote, aliás, este é o intuito desse material, formar desenvolvedor de pacotes .deb, por meio de pacotes fontes que ainda não foram debianizados. O problema é que quase todos os pacotes(programas) já tem mantenedor t_t.....hehehe.....bom....aproveita, sei que vai lhe ser bastante útil.
 
 
 
Abraços.

Em 19 de maio de 2011 22:28, Cleber Ianes <cleberianes@yahoo.com.br> escreveu:
Rodolfo, não sei se vou achar o que procuro, mas com certeza vou ler tudo que conseguir nesse link. rsrsrs
Obrigado, eu nem imaginava que existiria essa documentação.




On 19-05-2011 22:40, Rodolfo wrote:
tem esse link também para dar uma lida...
 
 
 
Abraços

Em 19 de maio de 2011 13:59, Junior Polegato - Linux <linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:
Em 19-05-2011 14:30, Cleber Ianes escreveu:
Saudações a todos.
Estou tentando manter meu Debian organizado. Como faço muuuitos testes em meu desktop tenho que instalar vários programas o tempo todo e, claro, tenho que desinstalá-los porquê senão fico sem espaço.
Não quero ficar compilando os programas e os instalando a partir do "make install" já que isso pode gerar problemas na hora de desinstalar os pacotes.
Então eu quero criar o pacote de cada programa antes de instalar (salvo se houver melhor opção).
No momento quero fazer isso com o mplayer. Sim, sei que existe o pacote pronto, mas esse pacote não possui todas as funcionalidades que preciso do mencoder, por exemplo. Tem muitas opções que tem que ser definidas na compilação.
Alguém sabe onde encontro um bom material a respeito? Já procurei no google, mas só existem documentos antigos, o mais recente que achei foi de 2006.
Obrigado.

Boa tarde!

       O caminho correto é baixar o fonte da versão mais atual empacotada, baixar o código que tem o que deseja e adicionar esse código ao baixado, isto é, baixar e aplicar os "patchs", ou ainda adicionar o patch à lista de patchs.

       Para baixar o fonte "apt-get source -t experimental/unstable mplayer", instalar o que precisa para compilar o .deb "apt-get build-dep mplayer" e, depois de aplicados os patchs, "dpkg-buildpackage" para resultar em um novo .deb. Para instalar, "dpkg -i mplayer____.deb".


[]'s
         Junior Polegato



--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org
Archive: [🔎] 4DD55A64.4010006@juniorpolegato.com.br" target="_blank">http://lists.debian.org/[🔎] 4DD55A64.4010006@juniorpolegato.com.br




-- 
Cleber Ianes
Ger. de Tecnologias Livre
Freenet tecnologias - Dracena/SP
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338
-- To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org Archive: [🔎] 4DD5D1C8.5040707@yahoo.com.br" target="_blank">http://lists.debian.org/[🔎] 4DD5D1C8.5040707@yahoo.com.br


Reply to: