Re: Compilar programas e gerar pacotes .deb

On Thu, May 19, 2011 at 02:30:25PM -0300, Cleber Ianes wrote:
> Saudações a todos.
> Estou tentando manter meu Debian organizado. Como faço muuuitos
> testes em meu desktop tenho que instalar vários programas o tempo
> todo e, claro, tenho que desinstalá-los porquê senão fico sem
> espaço.
> Não quero ficar compilando os programas e os instalando a partir do
> "make install" já que isso pode gerar problemas na hora de
> desinstalar os pacotes.
> Então eu quero criar o pacote de cada programa antes de instalar
> (salvo se houver melhor opção).
> [...]

Cleber,

há muitas maneiras de fazer o que você está querendo. Uma
possibilidade é o checkinstall, que tenta identificar aonde o make
install está instalando arquivos e cria um pacote de instalação
baseado nisso.

Se você pretende manter sua versão paralela à do debian atualizada,
aproveitando as atualizações do próprio debian, seria bom dar uma
olhada nos guias para mantenedores debian, onde você poderá ter uma
ideia de como mexer somente nas opções que o debian define para seu
pacote (debian/rules, pelo menos). Uma ideia seria tomar como ponto de
partida o sistema de controle de versões usado pelos mantenedores
debian. Outra ferramenta que pode ajudar, nesse caso, é o apt-src, que
pode inclusive compilar para você.

Finalmente, sugiro que você dê uma olhada no repositório não oficial
debian-multimedia, que costuma disponibilizar pacotes com opções
diferentes das do debian para quem precisa de multimídia mais
recente/performático/obscuro.

Espero ter ajudado um pouco.

Tiago.