Re: Montar hd's externos diferentes no fstab

UUID não pode ajudar também ?
Mas em princípio definir o volume (rótulo) das partições dos seus discos e o sistema de automount do seu desktop manager (Gnome, KDE, etc) já deve resolver seu problema.

http://www.google.com/search?hl=pt-BR&client=ubuntu&hs=wZD&channel=fs&q=changing+linux+HD+label&aq=f&aqi=&aql=&oq=
em especial
http://www.linuxquestions.org/questions/linux-general-1/how-to-change-volume-label-of-the-usb-drives-594875/

Só lembrando que você é responsável por qualquer coisa que pode dar errado com seus discos e ninguém mais tem nada com isso (faça backups)...

Boa sorte
Sucesso

Flávio Alberto Lopes Soares