Re: Placa Atheros como AP

Em Sexta-feira 22 Abril 2011, às 16:44:47,  Moksha Tux escreveu:
> Querido Tux!
>
> Muito obrigado pela sua ajuda e resposta ,vou prosseguir com as suas
> sugestões pra ver se dá certo. quanto ao hostapd eu tentei inúmeros
> tutoriais da rede e não fui bem sucedido em nenhum, me parece ser um
> conjunto de coisas que terei que obedecer cada passo. Vc teria algum
> tutorial em que vc mesmo tenha usado no seu ambiente e que esteja em
> produção agora? Agradeceria muito essa ajuda. Abraços,
>
> Moksha

Bem, eu não conheço nenhum tutorial para isto.  Eu pelo menos nunca usei
nenhum.

O arquivo de configuração do hostapd é autoexplicativo, até por demais. É ler,
ler mais uma vez, ler de novo, até entender. Enquanto não entender, não parar
de ler. Dias, semanas, meses. Até entender.

Tutoriais na net? bem, eu não costumo confiar e muito menos recomendar. A
maioria é sobre uma versão especifica de software em um ambiente especifico de
sistema operacional, e com um cenário especifico de necessidades. Se você
seguir e funcionar, sem você entender, e sem ser no mesm ambiente/condições,
você teve sorte.

"Tutos" não costumam explorar nem 1/10 de todas as opções de nenhum software.
Que, no caso do hostapd, todas estão devidamente explicadas no arquivo de
configuração.

A documentação oficial do software que acompanha o seu sistema deve ser a sua
biblia/corão na hora de configurar o software. Especialmente os README.Debian.

Mas olhando para o seu script, sei lá, vi que você usou bridge. Eu nunca usei
bridge, nunca precisei, apesar do hostapd ter suporte para isso.

No meu caso, que não possuo uma rede cabeada aqui em casa, acredito que não
preciso de uma bridge. Eu simplesmente adiciono a placa wifi no
/etc/network/interfaces, com um ip, mascara de rede, network, menos o gateway.
Modifico o dhcpd para atribuir ips a partir desta interface wifi, com o ip da
placa wifi sendo o roteador, dns, netbios, wpad, etc, passado para as estações.
Como se fosse um roteador externo mesmo, sem bridge.

Caso tenha uma rede cabeada junto do seu roteador e precise uni-la com a rede
wireles, acredito que  seja necessário uma bridge e uma configuração mais
sofisticada do arquivo interfaces.

Algumas maneiras  de se lidar com isso:
/usr/share/doc/hostapd/README.Debian

Para um inicio rápido, uma configuração bem capada que você pode testar por
você mesmo no hostapd.conf é a seguinte:

===/etc/hostapd/hostapd.conf ===
interface=wlan0
driver=nl80211
ssid=nomedasuaredewifi
channel=5
hw_mode=g
auth_algs=1
wpa=2
wpa_passphrase=senha_da_sua_rede_vai_aqui_min_8_max_63_caracteres
wpa_key_mgmt=WPA-PSK
wpa_pairwise=TKIP CCMP
rsn_pairwise=CCMP
===final=================

Adicionar as regras pertinentes no iptables para dar forward,   e bloquear o
que não for para passar, proxy transparente, masquerade, configurar o seu dhcp,
blablabla.

Ah, se for testar isso, use um linux com kernel no minimo 2.6.32 (debian 6) O
porque? problemas de firmware em kerneis antigos. Se for a fundo, instale a
testing, e use o 2.6.38.

É estável? Bem, sexta a noite transferi 5 isos de 4.5gb cada através de um
hostapd, com uma plaquinha sem-vergonha usando drive atheros ath5k, em um
sistema i386 com debian unstable 2.6.38. Em um hardware amd64 optheron ela não
funcionou de maneira alguma, aliás, o micro nem dava boot. Então a coloquei em
uma máquina x86_32 e fui feliz para sempre.

Configuração default, com apenas algumas coisas mexidas, como senha, ssid e
protocolo de autenticação. Mas não se iluda com este arquivinho mixuruca de
configuração que eu passei acima, hostapd é muito poderoso, e vem com muitas
opções habilitadas no arquivo original, que não estão ai em cima, e que podem
fazer falta. Este dai é so para você fazer o minimo do minimo.

Abraços
Tux