Re: apt-get que remover meu sistema "todo"

Em Sábado 09 Abril 2011, às 00:08:17, Cleber Ianes escreveu:
> Saudações a todos.
> Tahh, "o sistema todo" é um pouco de exagero.rsrsrsr
> Estou simplesmente tentando instalar uma versão mais nova do k3b.
> Baixei-o e dei um "dpkg -i k3b",

Olá, boa tarde

Nesta versão existe algo realmente muito imprescindível para você, sem o qual
você não irá viver, ou é apenas aquele pecadinho capital do orgulho/soberba de
ter uma versão mais nova porém incompatível com o resto do seu  sistema?
(desculpe, não resisti perguntar.. hehehe)

> ele acusa um monte de dependências. Até
> aí tudo bem, é normal.

Bem, pra mim não é.

> Mas o problema é que para suprir essas dependências eu dei um "aptitude
> -f install",

bad choice, very bad choice.

> aí veio a m...., Ele pergunta de eu quero desisntalar 96
> pacotes do meu sistema,

isso sim, é normal.

> parece-me ser todos do gnome.

mto estranho, k3b é do kde. Quais pacotes exatamente você viu que precisam ser
desinstalados?

> Eu já fiz isso em
> uma outra oportunidade e perdi todo o sistema, tendo que reinstalar
> tudo.

Eu tbm já dei enter pra muito "YES", sem ler direito o que estava escrito
acima, e já perdi mto tempo reinstalando tb.

> Isso aconteceu outro dia quando tentei instalar o mdadm tbm.
> Alguém sabe o porquê disso

O porque disso ? vc mandou o aptitude corrigir NA MARRA, AGRESSIVAMENTE o que
estava dando problema. Ele apenas obedeceu, resolveu o problema que você
queria resolver, voce mandou instalar as dependências requeridas do k3b a
qualquer custo, e ele realmente, fez tudo o que vc queria. rsrsrsrs

aptitude -f install
 -f             Tenta agressivamente corrigir pacotes quebrados.
apt-get -f install
  -f  Attempt to correct a system with broken dependencies in place

>e como solucionar????

Como solucionar o que exatamente? Vai saber se estes programas instalados, na
versão em que se encontram,  são incompatíveis com as novas dependências do
seu sistema. Daí, é só removendo e instalando novas versões mesmo.

Vamos ver: as vezes não existe solução fácil ou sem dor.

A solução mais prática é deixar o k3b na versão que o empacotador da sua
distro deixou. Mais segura e honesta, inclusive.

O jeito fácil, mas que você discorda em fazer: obedeça o aptitude, e reinstale
novamente o que ele desinstalar e que faça falta para você.

O jeito dificil ? leia cada uma das dependências que foram marcadas faltantes
durante o dpkg -i, remova o k3b, e vá instalando/desinstalando uma por uma das
dependencias.  Costuma resolver, mas toma muito tempo.  Mas acho que esta é
melhor que a primeira. Se você der sorte, quem sabe na segunda dependência,
ela instala o resto e ainda por cima remove algum pacote que tá dando
incompatibilidade com os outros 96.

imagina que o k3b use uma versão da libfoo, que no seu sistema seja
incompatível com a versão libxpto, na qual alguns programas estejam linkados.
Se você realmente quer o k3b que você baixou por ai, o aptitude irá instalar a
libfoo, irá remover a libxpto e com ela, todo e qualquer pacote que dependa da
libxpto. Dai quem sabe existam tbm pacotes linkados com a libxpto, dai cabe a
você instala-los de alguma outra maneira.

Lembrando que ainda existem os operadores. Alguns pacotes precisam EXATAMENTE
da versão X, outros precisam da versão MAIOR OU IGUAL, outros da MAIOR, outros
da MENOR QUE, outros conflitam com uma versão de um pacote, outros conflitam com
qualquer versão do pacote X, e por ai vai.

> Ahhh, já tentei com o "apt-get -f install", só pra desencargo de
> conciência, e o resultado é o mesmo.
>
> Obrigado.

De nada. Boa sorte.

Abraços