Samba - evitar perfis muito grandes

Olá, pessoal

Tenho um cliente onde instalei um servidor de domínio samba para umas
150 estações aproximadamente. Como é uma empresa com muitos setores,
eventualmente algum funcionário pode precisar fazer login em uma máquina
diferente da dela, principalmente no auditório. Até aí tudo bem, se não
fosse pelo gerente da informática não gostar do tempo que o primeiro
login na máquina demora pois ele carrega o perfil (às vezes, alguns
minutos). Sei que isso é eventual e não regra, mas ele reclama.
Inicialmente ele queria bloquear salvar arquivos na área de trabalho (no
meus documentos já está bloqueado) para evitar que o perfil aumentasse
muito de tamanho.
Tentei ver uns scripts para bloquear salvar arquivos no desktop, mas
achei gambiarra demais. Acho importante o perfil ficar no servidor para
o backup ocorrer tranquilamente. Na minha opinião, acho que não temos
muito o que fazer, mas gostaria da sugestão de vocês. Alguém já passou
por algo parecido?

Obrigado

Fabrício Lamonica