[OT] Shell Script lendo Log

Amigos,

preciso checar se um software que demora para abrir está aberto para continuar o script. Quando eu paro e reinicio o software, ele sobe completamente quando aparece as palavras "started in" no arquivo de log, e só depois de aparecer isso que posso seguir o script... o problema é que não sei como deixar uma leitura tipo tail -f no arquivo de log esperando aparecer "started in" para ele continuar o script... será que alguém poderia me dar um help para resolver esse problema?

agradeço desde já

att

Harlei