From: tux <tux_little@yahoo.com>
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Subject: Re: Samba - estações não logam no domínio quando Internet cai
Date: Mon, 4 Apr 2011 16:20:34 -0300

Em Segunda-feira 04 Abril 2011, às 13:02:59, Fabrício Lamonica escreveu:
> Olá, pessoal
>
> Tenho um servidor de domínio samba com Debian Squeeze e samba 3.5.6 em
> um cliente, para umas 120 estações windows aproximadamente. Nesses dias,
> a Internet caiu e a partir de então as estações não conseguiam mais
> logar no domínio. Fiz alguns ajustes no parâmetro "name resolve order ="
> e nada adiantava. Até que resolvi tirar o gateway do servidor samba e
> tudo voltou a funcionar normalmente, ainda sem Internet.
>
> Alguém já passou por situação semelhante e saberia arriscar alguma dica?
>
> Obrigado

> [...]

Olá, Fabrício.

Dependendo do que você está fazendo por ai, tem várias soluções...

1 - cadastrar as máquinas do /etc/hosts (acho que você já fez isso...)
2 - cadastrar as máquinas em um dominio interno usando o seu bind
3 - usar wins e distribuir esta informação para as máquinas usando dhcp

e informar ao seu samba qual a ordem em que ele ira procurar.

No seu caso, como você tem um servidor de dominio, eu acho que wins, no seu
caso, seja o mais adequado, na página de manual do samba ele cita isso.

Apesar de terem mandado você estudar, bem, o windows costuma resolver nomes
internos diferentemente do resto dos outros "sistemas que funcionam".

Mesmo sem um dns na sua rede, você consegue pingar uma maquina apenas pelo
nome netbios. Você, mesmo sem dns, deve ser capaz de pingar o seu servidor
pelo nome netbios dele. Ou seja... protocolo porco, pinga mas não autentica.

Fique sossegado quanto a isso.

habilite o serviço de wins no seu smb.conf :

wins support = yes

e no seu dhcp.conf.

option netbios-name-servers ip.do.seu.servidor.wins ;

Criar um dominio interno no seu dns e adicionar as máquinas, ou melhor, fazer
com que o dhcp adicione as máquinas é também uma coisa boa de se fazer, apesar
de não impedir que o seu samba pare quando a net cair.
Existem vários artigos na net sobre como fazer o dhcp atualizar o dns.

Abraços
Tux