Solução em uso de home em servidor

Pessoal,

montei um sistema com debian em 26 computadores e um servidor. Este sistema rodará um cluster e sera usado para aulas também. Hoje estamos usando NIS e NFS. Os homes todos estão sendo criados e montados no servidor. Nossa rede interna é de 10/100mb. O problema é que estou achando muito lento o acesso dos cliente ao sistema de arquivos montados via NFS no servidor, toda vez que abro o sistema de arquivos quando todos os clientes estão funcionando, o tempo que leva para qualquer operação está muito elevado. Gostaria de saber se há como otimizar isto no nfs ou se existiria um solução melhor para que eu tenho os usuários centralizados. Não gostaria de ter que criar os usuários em máquina por máquina para usar sistema de arquivos locais. Alguem teria alguma sugestão?

Valeu
Ronaldo

--
11ª lei - Você deve conhecer mais de sua dissertação do que seu
          orientador.

      --Herman, I. P. 2007. Following the law. NATURE, Vol 445, p. 228.

 Prof. Ronaldo Reis Júnior