apt-get update não faz atualização incremental do stable, só completa

Pessoal
Um tempo atrás, o apt-get update passou a dar erro de validação de SHA
(código verificador de integridade?). Eu então matei todos os arquivos em
/var/lib/apt/lists/ e pedi para que ele recarregasse tudo (apt-get update).
Porém percebi que agora ele não faz mais a atualização incremental, toda
vez ele baixa os 6,5 Mb do stable/main etc.
Alguém tem alguma idéia do que é e como posso retornar. Aparentemente
não há nada na Internet sobre o assunto (na verdade só reclamação que
o Ubunto não faz (fazia?) atualização incremental...)
Abraço
Max