Re: RAID 1

Em 16-03-2011 02:15, Moksha Tux escreveu:
Boa noite queridos amigos da lista!
Cansado de levar sustos e com medo de perder meus dados em meu computador pessoal decidi fazer o que eu deveria fazer há muito tempo, uma redundãnciazinha em meu PC para pelo menos em mais uns desses picos de luz os meus dados estarem a salvo em um outro disco. Pois bem, comprei dois discos de 1,5 TB e resolvi fazer um RAID 1 em nível de hardware aproveitando esse recursos que as placas mães contemporâneas nos oferecem, a minha placa mãe é uma ABIT AN52 com chipset NVIDIA gosto muito dessa marca pois há muito tempo eu a uso e nunca fiquei na mão. entrei no setup da controlodora RAID e fiz o arranjo achei MUITO simples o que até agora está me causando desconfiança mas quando comecei a instalar o linux ele reconheceu o arranjo. Depois de tudo instalado resolvi fazer um teste para saber se há realmente um espelhamento dos discos e foi aí a minha decepção, desconectei um dos discos, a placa mãe avisa que um disco está faltando, mas até aí eu acredito que tudo bem pois seria o mesmo que se um dos discos queimassem ou danificace, o GRUB até aparece mas quando o sistema tenta iniciar aparece um aviso dizendo que a partição /home não pode ser montada, frustrações a parte resolvi conectar novamente o HD e desconectar o outro e acontence quase a mesma coisa o GRUB chega a aparecer mas me aparece um aviso dizendo que /tmp não pode encontrada, me passou pela cabeça se eu tivesse feito um arranjo 1+0 mas não foi somente o 1. Alguém poderia me orientar nessa dúvida? por ser um HD espelhado na ausencia de um o outro não funcionaria perfeitamente e com os dados e partições rigorosamente idênticos ao outro HD? O que poderia estar acontendo de errado? Abraços,
Moksha tux

Olá!

RAID pela placa mãe GERALMENTE não é por hardware e sim por software! Fique atento!

Dá a impressão que é por hardware por configurar na "BIOS", mas na verdade apenas a configuração fica na "BIOS" ou em alguma memória para isso. Assim configurada, o driver para Windows lê essa configuração e fornece para o sistema Windows 1 HD se configurado RAID 0 ou 1 ou 1+0, se não configurado o driver mostra para o Windows todos os HDs. Então quem faz o RAID é o driver do chipset da controladora de disco da placa mãe, e não um hardware on-borad na placa mãe. Esses são conhecidos como fake-RAID.

Bom, assim sendo, esquece fazer RAID pela placa mãe para Linux, aliás o Linux deve ter reconhecido os dois HDs e instalado algumas partições em um hd e outras partições em outro HD, ou criado um LVM que deve estar fazendo isso, verifique sua instalação.

Fazendo o RAID por Linux, eu aconselho, essa informação fica na partição, portanto é possível fazer RAID 1 entre partições de mesmo tamanho, inclusive podem estar no mesmo disco, claro que não faz _muito_ sentido, mas pode.

Inicie com os dois HDs ligados e nos coloque aqui as saídas da execução dos comandos como root:

mount
df -hT
dmesg | grep sd
dmesg | grep md