Sugestão de leitor de email "leve"

Bom Dia Amigos e Amigas,

Estou às voltas com a transferência dos emails do Evolution de uma máquina rodando Lenny para outra rodando também o Lenny.

Pensei que bastaria copiar o diretório .evolution para a nova máquina mas descobri que não é tão simples assim.

Nessa procura percebi que o Evolution roda uma série de programas em background e fiquei desconfiado se isso não estaria contribuindo para tornar a minha máquina mais lenta.

Estou pensando em instalar um cliente de email mais "leve" e pensei no kmail.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado,
Jose