localização de programas

Prezados,

Uma dúvida muito básica (mas não encontrei a resposta no Google, talvez porque não saiba a pergunta correta):

Como o sistema determina onde procurar determinado programa? Mais especificamente, tenho o Matlab instalado em "/usr/local/bin/matlab". Esse diretório, porém, não está no meu PATH. Não há nenhum alias, nenhum soft ou hard link na minha home-area. Não encontrei nada que pudesse indicar a localização desse executável. E, no entanto, o sistema consegue inicializá-lo.

A razão da pergunta é que tenho segunda instalação do Matlab (versão mais recente), esta em "/usr/local/MATLAB/R2010b/bin/matlab", mas o sistema não a encontra. Para utilizá-la preciso especificar o caminho completo. Naturalmente, gostaria de modificar isso.

Programas como whereis e which acham apenas a versão antiga. Então, suponho, deve haver algum lugar onde toda essa informação fica acumulada, certo?

Saudações.
G.Paulo.