Re: Criptografia

--- Em ter, 16/11/10, Pablo Lorenzzoni <pablo@propus.com.br> escreveu:

> De: Pablo Lorenzzoni <pablo@propus.com.br>
> Assunto: Re: Criptografia
> Para: "Debian" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
> Data: Terça-feira, 16 de Novembro de 2010, 9:25
> Olah,

Bom dia, Jeferson

Pra mim, o que você quer está meio vago. Seria melhor se você dissesse claramente o que deseja fazer.

Uma alternativa é criptografar/descriptografar arquivos/volumes hospedados no servidor e acessados pelo compartilhamento na maquina do cliente, pra isso você pode usar pgp, truecrypt... O programa seria executado na maquina do cliente, não no servidor.

Outra alternativa, alem das ditas acima pelo Paulo, é criptografar por usuário, transparentemente, no servidor. Pra isso, você pode usar o pam-mount (http://pam-mount.sourceforge.net/doc.php).

Ou fazer apenas alguns compartilhamentos, como nesse link:

http://beginlinux.com/blog/2009/01/create-an-encrypted-samba-share/
(É meio grotesco, eu sei, não leve muito a sério este artigo, é so pra dar uma idéia)

[ ]'s, e divirta-se.

Henry