Re: Partição "/" e "SWAP" no meio, início ou fim do HD?

No meu blog eu falei sobre o tópico de particionamento :

http://hamacker.santhanna.net/?page_id=2180

Vale a pena dar uma lida.

O resumo é que o tamanho do swap é importante, se errar no tamanho, seu computador não hibernará.
Faz sentido o centro do disco ser mais rápido por ter um diametro menor, mas o swap não vale tanto a pena assim pq hoje não é mais tão utilizado. Os particionadores deixam você escolher se as particões devem ser criadas do inicio para fim ou do fim para o começo, assim dessa forma vocÊ pode escovar bits e optar pelo  inicio do disco para "dados menos acessados" para o fim do disco se ali estarão os "dados mais acessados". Mas acho besteira, atualmente a performance de discos é medida por IO por segundo que um disco faz, quem faz tunning de banco de dados estuda um tópico só para avaliar discos e o impacto com o BD e acredite o swap passa longe da questão do disco.

[]'s