Re: Partição "/" e "SWAP" no meio, início ou fim do HD?

2010/11/8 Tiago Passos escreveu:

> A princípio eu colocava a SWAP no início do HD, e a partição raiz (/) em seguida. Mas ouvi falar que é interessante colocar a SWAP no meio. Em outro lugar, li que era melhor no final, o disco é lido de fora (início, circunferência maior) pra dentro (fim, circunferência menor), mas não sei se é verdade.
>
> Alguém poderia explicar isso direito?

Tiago, não sou nenhum expert, mas vendo que nenhuma mensagem te
responde diretamente, vou dar palpite.

Qualquer "receita de bolo" que você ver sobre isso está errada. São
MUITOS detalhes envolvidos na questão e os efeitos de uma ou outra
configuração no particionamento serão muito pequenos. Minha
recomendação é: faça de qualquer jeito. Se estiver muito interessado
no assunto, faça de várias formas e faça medições do desempenho.

Os HDs não são iguais e a configuração física do HD tem muito pouco a
ver com a configuração lógica que você vê num particionador como o
fdisk.

Frases como "o disco é lido de fora para dentro não fazem o menor
sentido". Isso talvez tenha alguma coisa a ver com a questão de que o
lado de fora roda mais rapidamente (em relação à cabeça do HD) do que
o lado de dentro. Porém não é verdade que os cilindros de fora tenham
a mesma quantidade de dados que os cilindros de dentro, então a taxa
de leitura do lado de fora não é necessariamente maior que a de
dentro. Outra coisa: nada garante que o cilindros com números pequenos
no fdisk sejam os do lado de dentro do disco.

Para terminar, eu acredito que o gargalo da leitura costuma estar na
transferência de dados do HD para para o computador. E não na leitura
propriamente dita, feita pela cabeça do HD.

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/