RE: KVM do squeeze não aceita nem qcow e nem qcow2

Boa tarde a todos ...

Alguém já tentou instalar alguma VM usando o KVM no Squeeze ?

Estou tentando neste momento, e tive um problema bem estranho .

Eu sempre criei as imagens para o KVM usando o comando "qemu-img create -f qcow2 arquivo.img 8 GB"  por exemplo. no lenny ( e em outras distribuições aliás !! ) funciona perfeitamente, a imagem criada tem poucos bytes na hora da criação, e vai crescendo a medida que a VM vai recebendo mais arquivos .

Mas no Squeeze isso não funciona !

Se eu uso exatamente o mesmo comando, a imagem é criada sem nenhuma msg de erro, mas o KVM só reconhece o tamanho inicial do arquivo, tipo, se ele tem 256 bytes antes da instalação é este o tamanho que o KVM reconhece !!!

A única maneira de fazer com que o KVM reconheça o tamanho total da imagem é usando o formato "raw" , que logo de cara ja aloca todo o espaço pretendido no arquivo !!!

Como não encontrei nada nem na net e nem no bug-tracking resolvi perguntar ...

Sim, eu sei que o Squeeze ainda é beta, mas se não houver um bug-report sobre este problema ele não será corrigido até a versão final ....

Alguém teve algum problema semelhante ?

Fábio Rabelo

--

Boa tarde, eu estava usando ontem mesmo, sem nenhum problema

Confere ai as informações:

$qemu-img create -f qcow2 vdisk.img 7G

Distributor ID:    Debian
Release:    testing
Codename:    squeeze

QEMU PC emulator version 0.12.5 (qemu-kvm-0.12.5), Copyright (c) 2003-2008 Fabrice Bellard

Jeflui.