Re: Proftpd não inicializa

Recomendo  que você observe o arquivo de log. No caso no proftpd o arquivo
fica  em /var/log/proftpd/proftpd.log. Se o serviço não esta subindo, isso
não  é  bom,  pois pode ter um erro. Uma que esta em standalone, você pode
também  tentar  subir  o  serviço  por  inetd. Para isso deve-se alterar o
/etc/proftpd/proftpd.conf   o  "ServerType"  de  standalone  para  inet  e
adicionar no super-daemon /etc/inetd.conf a entrada respctiva para subir o
serviço como a linha abaixo:
ftp stream  tcp nowait  root    /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/proftpd

Normalmente esta linha esta presente no inetd.conf, bastando remover o
comentário "#"

Note  que  se optar pelo inetd, você deve restartar o equivalente, podendo
ser  o  /etc/init.d/inetutils-inetd  ou  /etc/init.d/openbsd-inetd  , este
útimo onde fiz o teste.

obs:
Vantagem  de  usar inetd.conf é a possibilidade de usar o tcpwrappers para
melhorar  sua  segurança  do  serviço  ftp, isso depende de sua aplicação.

Abraço e boa sorte

--
Francisco Aparecido da silva(fafanet)