Medidor de intensidade de sinal wireless

Prezados,

O roteador wireless que uso fica um pouco longe do meu ponto de acesso. Comprei agora uma antena direcional, mas tenho a impressão que a melhor posição da antena, às vezes, não é apontando para a direção do roteador.
Gostaria de saber se existe e qual é um programa que me indique, em tempo real, a qualidade do sinal wireless. Assim eu vou girando a antena e vejo qual a posição de melhor ganho.
Informação: Debian Squeeze - kernel 2.6.32-3-amd64 #1 SMP.

Att,
Gerson
Porto Alegre-RS