[DEBIAN] [RESOLVIDO] Forkbomb

Lancei um post no meu blog sobre o forkbomb, acho interessante que a galera saiba que está vulnerável a essa técnica maldita *rsrsrs

--

Percebo que a maioria dos usuários que utilizam GNU/Linux estão vulneráveis ao forkbomb, e muitos desconhecem dessa técnica que pode ser usada pro mal.

O que é forkbomb?

Forkbomb é uma instrução de programação que se auto executa infinitas vezes, consumindo assim todo o recurso da cpu travando o computador em alguns segundos.

Como executar um forkbomb?

Digite no console:

:(){ :|:& };:

Em alguns segundos seu computador vai travar, sendo necessário reiniciá-lo manualmente.
O forkbomb pode ser executado por um usuário comum sem privilégios que vai travar o sistema do mesmo jeito.

Como se proteger?

Edite o arquivo /etc/security/limits.conf
Adicione a linha abaixo no final do arquivo:
*       hard    nproc   200

O que fiz acima, foi limitar a quantidade de processos de todos usuários, sendo assim, cada usuário só poderá executar até 200 processos :)
Se deseja limitar um grupo específico coloque assim, exemplo limitando o grupo users:
@users       hard    nproc   200

Pronto!

Referência:  http://en.wikipedia.org/wiki/Fork_bomb

--
Ataliba Neto.
"O que Deus faz nenhum software é capaz."

http://www.atalibaneto.com.br