Re: ENQUETE - CLT x Consultor Free ou PJ

Em 2 de junho de 2010 11:51, Samuka_Smk <smk.samuka@gmail.com> escreveu:
> Fala Galera, Bom dia a todos!!!
> Sou Samuel, Moro em São Paulo
> e sou Tecnólogo em Redes de Computadores Formado,
> Estudo Linux a uns 2 anos,
> estou tentando entrar no mercado a um bom tempo
> porem sem sucesso,
> estava pensando em me tornar Consultor Linux,
> especializando em iptables, asterisk, samba e snort
> porem sem cnpj no inicio
> e desejo saber :
> - COMO VCS TRABALHAM ATUALMENTE ????
> - o que VCs tem a dizer, a quem esta começado agora
> a entrar no mercado LINUX???

Tudo vai depender de seus objetivos profissionais e seu perfil
pessoal, pois os 3 sistemas tem vantagens e desvantagens, sendo que o
que pode ser vantagem para uns é desvantagem para outros e vice versa:

1) CLT é vantajoso pela segurança e estabilidade em caso de
entresafra, além de garantias legais e FGTS. Tem a desvantagem de ter
os salários e benefícios mais baixos por causa da alta carga
tributária em cima de cada Empregado.

2) Consultor free tem a vantagem de não ter nenhum tipo de amarra,
tudo o que você cobra é seu e por isso tem chancer de conseguir mais
mercado pelo preço baixo. Mas tem muita desvantagem se você for
desorganizado e não cuidar de ter um seguro para o caso de doenças.
Outro fator negativo é que hoje em dia grandes empresas, onde estão os
grandes serviços, não contratam quem não tem documento, seja por
questões fiscais ou por segurança de ter uma pessoa confiavel cuidado
de seus sistemas/dados/infra.

3) PJ tem vantagem de ter mais flexibilidade para conseguir bons
contratos. Mas tem perigos se você não for organizado com a papelada e
impostos, além de exigir uma organização financeira boa.

Eu sempre preferi ser CLT, embora tenha trabalhado como PJ na época do
Plano Collor (aquele que roubou a poupança dos Brasileiros) por falta
de emprego fixo, porque não tenho perfil para dormir tranquilo sem
saber se amanhã vou ter trabalho para tirar o leitinho das crianças.
Na minha turma de faculdade hoje tem grandes empresarios, que
arriscaram alto e se deram bem, mas também falidos que topam
desenvolver qualquer sitezinho em troca de um pão com salame. A
diferença entre os dois foi a organização pessoal.

--
@chinabhz