adduser (sem poder logar ssh, telnet, local, etc...)

Amigos,

estou montando um servidor de e-mail a principio simples, com contas locais do linux como contas do postfix. Até aí tudo bem. O problema é que para criar a base de diretorios pro postfix dentro do /home/user eu preciso usar o adduser, e quando uso o adduser o usuario criado passa a ter acesso ao sistema. Sei que se eu rodar o adduser assim: (adduser usuario --shell /bin/false) ele não loga localmente e tal, mas apenas isso resolve meu problema? Ou com este comando ainda teria uma falha de segurança?

agradeço

att

Harlei