[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Aumentar espaço em partição



Em 03-11-2010 10:51, Junior Polegato - Linux escreveu:
Em 03-11-2010 10:00, Ricardo Pinheiro escreveu:
Bom dia,
     Preciso de ajuda para o seguinte:
Temos um servidor que está com pouco espaço em disco e não temos como fazer un anova instalação dele num HD maior. Então, optamos por fazer um clone do mesmo (HD de 60GB), num HD maior (320GB). O que fazer para aumentar uma das partições onde precisamos para o restante do HD?

Olá!

        Se for colocar outro HD na máquina, aconselho colocar as partições críticas nele e deixar o antigo com o as partições que alteraram mesmo de tamanho, por exemplo no antigo ficam sistema (/), boot(/boot), dados variáveis (/var) e temporários (/tmp) e no novo vai /svr, /opt, /home e até algum diretório que está dentro de /var pode ser montado nesse novo HD como uma partição. Depois de particionado, copia-se os devidos dados para as partições e refaz a tabela em /etc/fstab.

        No caso de colocar um HD novo, que creio ser o seu caso, feito o backup "bit-a-bit" do antigo nesse novo, este novo vai aparecer com um partição igual ao antigo, então tem que aumentar o tamanho da partição e depois o do sistema de arquivos. No terminal a partição pode ser aumentada utilizando "fdisk" e o sistema de arquivos com um programa próprio para isso, no caso do ext2/3, utiliza-se o "resize2fs".

        Mas a melhor opção para este último caso seria clonar, tirar o antigo e colocar o HD novo no lugar, dar boot pelo Ubuntu e utilizar o gParted para estender/mover as partições e seus respectivos sistemas de arquivos.


[]'s
          Junior Polegato

Uma excelente opção para aumentar o tamanho da partição e realizar muitas outras tarefas é utilizar o System Rescue CD, que está muito bom, um verdadeiro canivete suiço. Depois do boot basta partir a interface gráfica e rodar o gparted:
http://www.sysresccd.org/

Vinicius

-- 
___________________________________
Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Apague também os endereços dos amigos que receberam juntamente com você a mensagem, antes de enviar;
3 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.


Reply to: