Re: [OFF-TOPIC] Troca de antena de APs.

2010/10/6 Allan Carvalho <allanc2@gmail.com>:
> Prezados amigos de lista, boa tarde.
>
> Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo Off-topic, espero
> sinceramente que isto não os incomode.
Em parte, todos nós temos que ligar nos debian a rede de alguma forma...

> Adquiri dois APs D-Link DAP-1360,
>o problema é que
> ele vem com duas antenas de 2dBi, o que me dá um alcance indoor de no
> máximo 15 metros, com sinal fraco.
Como todos os access point, eles costumam vir com antena de até 5bdi.

> Procurei um pouco por antenas para poder trocar as originais, pois
> elas são removiveis, e achei uma pacific network de 9dBi[1].
Somente verifique se o conector e compatível, existem ao menos dois
tipos em uso, o sma eo reverse sma.
O comum e o reverse sma, onde o pino fica no conector do aparelho.

Alguns esclarecimentos:
Decibel (dB) e uma unidade de medida relativa, e com escala
logarítmica. Existem variação como dBi e dBm.
dBm (m de mW) e relativo a uma potência de referencia de 1mW.
Especifica a potência de saída de um transmissor (som, rf, luz, etc).
dBi (i de isotrópico) , referente a o dispositivo de irradiação
(antena), uma antena ideal, o isotrópico, emite em todas as direções,
como uma esfera se expandindo.
Mas, antenas reais não emitem em todas as direções, conforme a
disposições dos elementos de irradiação, o sinal (onda eletromagnética
no caso) pode ser concentrado em alguma forma. Existem duas
configurações básica, a antena omnidirecional e a direcional.
A direcional concentra o sinal em um angulo estreito, como num farol
(carro, lanterna, etc).
A omnidirecional emite em um angulo amplo (uniforme) em um plano e
estreita (direcional) em outra perpendicular.
O plano de irradiação uniforme e aquela perpendicular a o comprimento
do elemento do irradiação. Se antena esta 'apontado' para cima, a
irradiação sera ao redor dela, mais ou menos assim, >|<  (onde I e a
antena), conhecido como padrão de rosquinha (donut).
Um omnidirecional pode ser construída usando um conjunto de antenas direcionais.

A antena comumente mente usando nos access point e a omnidirecional de
um elemento.
Assim uma omnidirecional de 9dBi terá uma ganho de 5 vezes em relação
ao de 2dBi. Isso não quer dizer que o sinal vai chegar cinco vezes
mais longe.
Isso e somente uma parte, a transmissão.
Na recepção entra em cena um outro parâmetro, a relação sinal ruido
(Signa Noise Relation, SNR, também medido em Decibel). A troca da
antena pode melhorar um pouco essa relação, não sei quantificar-la.

Lembre-se que uma rede wifi a uma comunicação bidirecional, não
adianta melhorar no lado do access point, se o lado do cliente também
não tiver condições favoráveis.

Em resumo, a troca das antenas por uma de 9dBi ira melhorar a
qualidade do sinal.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br