Re: Dynamic DNS (Bind) e DHCP

2010/10/4 Caio Abreu Ferreira <idic@terra.com.br>:
>        Prezado Paulino
>
>        Estou utilizando a versão stable do debian. O problema que eu estou
> enfrentando é que no log de ambos os softwares não esta aparecendo nenhum
> erro. Tanto o DNS/Bind quando o DHCP estão funcionando corretamente. Fiz
> vários testes com o aplicativo dig e o DNS respondeu corretamente, inclusive
> os dados estão sendo replicados para o servidor secundário. Já o DHCP esta
> respondendo corretamente e atribuindo IP para uma estação debian. O problema
> é que as informações do DHCP não estão sendo transferidas paro DNS.

> [...]

Nunca usei em computadores diferentes, mas acredito que seja indiferente.
Verifique se o arquivo de zona esta com permissão de escrita para o
usuário que roda o bind (usualmente o bind).

Tanto no host onde esta rodando o bind como no dhcp, tente fazer uma
atualização de zona usando o nsupdate.
crie um arquivo contendo o seguinte:
server 127.0.0.1
zone particula.local
update delete teste.particula.local. A
update add teste.particula.local. 86400 A 192.168.0.123
send
zone 0.168.192.in-addr.arpa
update delete 123.0.168.192.in-addr.arpa PTR
update add 123.0.168.192.in-addr.arpa 86400 PTR teste.particula.local.
send
quit

E chame o comando:
nsupdate -y nome_chave:a_chave arquivo_acima
E verifique com o host ou o dig que o host teste foi adicionado.

Mas, acho que achei o seu problema.
 include "/etc/bind/rndc.key";

Tanto no named.conf como no dhcpd.conf
A sintaxe da declaração da chave entre os dois parece que não são
idênticas, ou include não funciona como esperado no dhcpd.conf.
No dhcpd.conf e assim:
key nome_da_chave {
   algorithm HMAC-MD5;
   secret a_chave;
}

no named.conf e
key "nome_da_chave" {
        algorithm hmac-md5;
        secret "a_chave";
};

Existe uma pequena diferença, que quase não da para ser notada.
As aspas.

Ou talvez não, o que me lembro que um dia tentei fazer usando o
include, mas não funcionou.
Tente por a declaração da chave dentro do dhcpd.conf e sem usar as aspas.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br