Re: como criar usuário não privilegiado???

Olá,

	Em geral, um usuário não-privilegiado é um usuário normal
do sistema, sem privilégios administrativos, ou seja, sem acesso
a recursos que são exclusivos do root ou ligados a grupo
privilegiados do sistema.

On 13-09-2010 23:40, Sorocaos . wrote:
> mas minha duvida esta no seguinte, o mysql, postgresql e alguns
> aplicativos, cria seu usuario e grupo especifico pra rodar a
> aplicação.
>
> alguns não precisa de senha e login, outros como postgre é legal
> ate fazer login pois ai com usuario é possivel executar comandos
> do postgresql.
>
> como é feito isso?

Na verdade não tem grandes diferenças. A questão ao redor do
PostgreSQL é que por usar IDENT é mais fácil "mudar" para o
usuário postgres para ter acesso a alguns dos recursos
administrativos.

> no do postgresql eles mudando o -s pra outro lugar?

Qual "-s"?

> queria saber como melhor criar este usuários, pois estou compilando
> postgresql, nginx, squid e entre outros aplicativos, mas tenho duvidas
> quando a criação deste usuários.

Alguma razão pra não usar os pacotes Debian ou recompilá-los?

[...]
> sendo que via pacotes ele, cria usuario zope, que permite eu rodar um
> sudo su zope, e ai como zope entrar no diretorios do zope editar os
> arquivos.
>
> que tem de diferente. tem algum material sobre isso especifico?

Não tem nada de diferente, são usuários normais e as permissões
dos arquivos e diretórios fica restrita a esses usuários, por
isso você só consegue acessá-los/editá-los se usar root ou o
próprio usuários via sudo/su.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
Debian. Freedom to code. Code to freedom!