Como mudar o dominio de uma maquina ?

PessoALL,

Certas coisas a gente se esquece, não levem a mal o que vou perguntar :

Eu tenho uma maquina aqui que tem em /etc/hostname :
maquina.dominio.com.br

Quando executo "uname -n" mostra corretamente "maquina.dominio.com.br".
Quando executo "hostname"  mostra corretamente "maquina.dominio.com.br".
Quando executo "hostname -s" mostra corretamente "maquina".
Mas quando executo "hostname -d" para mostrar apenas o nome do dominio
ele simplesmente mostra "" (nada) indicando que não há nada
especificado para o domínio.

Como eu posso alterar esse dominio sem ter que reinstalar a maquina de novo ?