Estruturação de rede.

Bom dia Debian@s!

Desculpem se talvez minha duvida não seja pertinente a esta lista.

Seguinte, atualmente tenho em minha casa um lik adsl que estou dividindo alguns vizinho (o ajuda a pagar conta hehe), ai aproveitei para aprender também visto que tenho um rede, nada melhor para usar esta para fins também de estudo.

Atualmente estar assim:

Modem ADSL roteado---> porta  1 do Roteador WIFI pacific, sai da porta 2--> porta 1 switch, sai da porta 2--> AP Greatek que distribui por uma antena omini 12 dbi, as portas 3,4 e 5 estão distribuindo via cabo, a classe de ip estar C 192.168.1.* sendo distribuida pelo modem ADSL, não estar com controle de nada.

Primeiro o pacific fazia o PPPOE, porem um dia deu a maior traveira e ai rotiei o modem, deixei o pacific como switch, o greatek pus a pouco, tentei por do ADSL para o switch e do switch para os outros mais não funcionou.

Como pretendo deixar tudo: ADSL --> Servidor (que disca pppoE, DHCP, LAMP, Squid, Banda, Cache) --> switch --> antena, Pc's e pacific.
Minha ideia é por 3 placas de redes no Servidor,  eth0 pegar a conexão recebendo IP do ADSL, eth1 distribuir para antena, eth2 distribuir para o switch, tudo na faixa de ip classe A 10.0.0.*, MASC 255.0.0.0, deixando a faixa de 1 a 10 para servidor, antena ... e de 11 a 25 para os Pc's.
Um amigo surgeril o BFW, porem quero fazer tudo com Debian.

Enquanto não tenho a maquina para inplantar o servidor, pensi deixar assim:
ADSL --> Pacific (que disca pppoE, DHCP) --> switch --> antena, Pc's e pacific.
Faixa de ip classe A 10.0.0.*, MASC 255.0.0.0, deixando a faixa de 1 a 10 para servidor, antena ... e de 11 a 25 para os Pc's.

Bom que puder opnar com criticas surgetões, esperiencias ... Agradeço.

Abraço!

--
Marcos Egito
GNU/Linux User #491326

"Uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada."
(Mario Quintana)