Res: Openvpn

JRTorres, boa noite!

Como esta seu openvpn.conf? Voce tem varias maneiras de configurar o OpenVPN para adicionar as rotas para a sua lan, e duas deles descrevo abaixo:

# Quando uso client-to-client
push "route 192.168.0.0 255.255.255.0"
push "dhcp-option DNS 192.168.1.253" # Aqui voce entrega aos clientes o seu servidor DNS da LAN.
push "dhcp-option WINS 192.168.1.252" # Servidor wins  (provavelmente samba) da sua rede se necessário.

# Quando configurado server client (LAN to LAN ) nao em transito (quer dizer que voce nao tem 'clientes' em redes diferentes toda hora)
ifconfig 10.8.0.1 10.8.0.2
route add 192.168.0.0 255.255.255.0

Nesta ultima voce tambem devera adicionar a rota para a sua lan, seja persistente ou dinamica ou no arquivo de conf do seu openvpn.

Felipe Ribeiro.
--
LPIC-1 Linux Professional Certified
Analista GNU/Linux e Microsoft