Re: Inicialização sem grub

Verifique as opções timeout e hidden menu. Se ele não aparece, provavelmente está com a opção HIdden Menu ativada, e um timeout tão pequeno que você nem percebe que ele carregou. Dependendo da sua versão (testing ou stable) você usa, respectivamente, o grub 2 ou grub 1, então os arquivos de configuração mudam (se não me engano, é /boot/grub/menu.lst para grub1 e /etc/default/grub para grub2). Caso esteja usando o grub 2, será necessário executar "update-grub" após mudar o arquivo.

Att,
Bruno Schmidt Marques
(51) 9327 2598