[OT] VLAN

Salve galera, preciso de ajuda em um conteúdo off-topic.

Faz um bom tempo que terminei meu CCNA e meus conhecimentos sobre VLANs estão enferrujados.

Tenho um switch Netgear FS7028TS, com 24 portas Fast Ethernet e 4 Giga, que suporta VLANs.

Meu objetivo é simples: eu quero apenas "quebrar" o switch em dois. Uma VLAN com 18 portas (incluindo as gigas) e outra com 10 portas. Cada uma das VLANs vai ter um endereçamento IP distinto, e cada uma delas vai estar ligada ao meu gateway em interfaces distintas.

Existe a opção de eu colocar tag nos pacotes.
A minha dúvida é: uma vez que eu não tenho intenção em repassar as tags para outros switchs (esse é meu unico switch que suporta VLAN) e não vou usar interfaces trunk, é necessário colocar TAG nos pacotes? Se eu colocar TAG, é possível que ocorra problemas no gateway?

Enfim, devo colocar tag ou não? Agradeço desde já.

Att.
--
Leonardo Carneiro