Re: uso pouco convencional do Debian!

Olá de novo :-)

Em 2 de julho de 2010 14:50, roberval.sena@gmail.com
<roberval.sena@gmail.com> escreveu:
> Oi Márcio,
>
> olha acho que você não entendeu o que o cara fez ali...  eu acho que é um
> pouco diferente da solução que você arrumou.

Entendi sim, mas veja meu ponto de vista:

Não concordo muito com estas soluções automatizadas em mão de leigos,
até porque nós, técnicos, precisamos do pão de cada dia :-). Na
verdade elas servem mais é para descarregar as assistências técnicas
dos fabricantes.

Já vi diversos casos de usuários desesperados depois de "ferrarem"
tudo ao usar cds de recuperação. Os próprios manuais das máquinas que
vem com estes avisam que a restauração irá apagar todos os dados,
porém recuperar informações de um sistema "morto'" antes de restaurar
a imagem não é tarefa muito simples para um usuário comum.

Mesmo se movermos as pastas dos usuários para uma outra partição, como
sugerido no artigo, no MS Windows muitos programas (tipo os da Receita
Federal, financeiros, gerenciadores de banco de dados, etc.) gravam
dados na raiz do disco de sistema ou na pasta "Arquivos de programas",
por exemplo.

De qualquer forma, também é possível fazer a mesma coisa com a
Clonezilla, veja em http://clonezilla.org/clonezilla-live/livehd.php,
e ela demora menos de quinze minutos para restaurar uma partição de
10GB, contra cerca de uma hora ou mais gasta pelo processo descrito no
artigo.

Não estou querendo desmerecer a ideia do autor, somente quis mostrar
uma ótima ferramenta para aqueles que não a conhecem.

Abraços,

--
    Márcio H. Parreiras

    GNU/Linux Professional

    +55(31)9632-0320

    Pedro Leopoldo - MG - Brazil

    Codificação/Encoding: UTF-8

    "A caixa dizia: 'Requer MS Windows ou superior',
     então eu instalei Debian/GNU Linux"
     http://www.debian.org/index.pt.html

    "The box said: 'Requires MS Windows or better',
      then I installed Debian/GNU Linux!"
      http://www.debian.org/index.en.html

    "Proteja-se das ameaças digitais:
     use http://www.ubuntu-br.org/";