Problemas com rede interna.

Bom dia,

Meus caros, estou com um problema na rede interna e gostaria de saber
se alguém já passou por algo parecido ou tem alguma sugestão de
resolução do problema.

Em uma unidade da empresa que trabalho tivemos problema de falta de ip
para as estações, para resolver o problema alteramos a mascara de rede
de /24 para /22, porém, após isso, as máquinas que começaram a pegar a
nova faixa de ip não conseguiam acessar a rede e as máquinas que
mantiveram o ip antigo (somente com a mascara nova) tem um
comportamento estranho no momento de acessar essas máquinas que estão
na nova faixa.

Por exemplo, uma máquina que estava na com a faixa antiga e com
mascara nova (10.30.1.10/22) tenta pingar a máquina que passou a pegar
a faixa nova (10.30.2.100/22) o ping é redirecionado para
189.3.245.77, esse mesmo problema ocorre quando tento pingar alguma
máquina que esteja desligada, a partir da rede 10.30.1.X se eu tentar
pingar qualquer máquina da faixa que esteja desligada 10.30.2.x
responde para este ip válido, não entendo o porque de resolver para um
ip válido sendo que as máquinas estão com a mesma mascara.

Fiz um tracert a partir da faixa antiga com destino a faixa nova,
mesmo sem um default gateway o primeiro hop vai para um ip 10.0.71.1 e
depois para este  189.3.245.77, não sei quem é este ip e não existe
rota manual para ele.

Outra coisa, a partir do gateway da rede que é Linux, consigo pingar
todas as máquinas sem problemas.

Será que alguem tem alguma idéia?

Falou !!